BLOG

06 Abril

2014

E-bikes entusiasmam transmontanos

By conteudo Noticias No Comments

Captura de ecrã 2014-04-6, às 14.11.08Sustentável, útil e divertido. A Bicicleta Elétrica ou e-bike, chegou ao Nordeste de Portugal e foi a estrela de uma ação de demonstração organizada no passado dia 4 de Abril, na cidade de Bragança. Uma cidade que, pela sua orografia e outras características únicas, pode vir a ser um exemplo nacional da utilidade deste tipo de veículo sustentável, amigo do ambiente, acessível e, como se verificou na demonstração, divertido e entusiasmante.

A iniciativa, organizada pela CORANE (Associação de Desenvolvimento Local) com a colaboração do Município de Bragança, vai repetir-se em outras localidades transmontanas, com intuito de motivar e despertar o interesse de agentes locais (privados e públicos) para uma tendência que em todo o mundo está a ser adoptada e abraçada de forma entusiasta.

Já se sabe há décadas que a bicicleta foi adoptada por algumas cidades capitais mundiais e símbolos do desenvolvimento humano e económico como um meio de locomoção preferencial. Um sinal de modernidade, respeito pelo meio ambiente e, não menos importante, inteligência e sustentabilidade, já que permitiu reduzir consideravelmente as despesas com a mobilidade.

Estes “bons exemplos” motivaram e continuam a motivar outras cidades no mundo. Contudo, existia o fator orográfico das cidades que desmotivava os cidadãos a utilizar esta alternativa. Pois bem, tudo mudou com o desenvolvimento da Bicicleta Elétrica. Os avanços tecnológicos tornaram estes veículos em símbolos de progresso, inteligência e num abrir e fechar de olhos, estavam à disposição de todos. Uma verdadeira democratização de uma ferramenta indispensável à mobilidade urbana sustentável, eficaz, não poluente, económica e verdadeiramente inteligente.

1623606_682917405098652_1101169945_nSucedem-se os exemplos de cidades que estão a integrar os modelos de e-bikes e sobretudo a criar plataformas de bike sharing que permitem uma utilização das mesmas de forma fácil e descomplicada, tanto por residentes como por turistas. Madrid, vai lançar este sistema em Maio, Washington e Nova York estão a ultimar todo o projeto, seguindo as pisadas de San Francisco, Barcelona e, porque não referir, também Lisboa.

O facto de as e-bikes terem sido demonstradas numa cidade como Bragança, que faz um bairro de qualquer uma das citadas, demonstra que neste tema, não existem grandes nem pequenos, apenas inteligentes.

A iniciativa contou com a colaboração da Conteúdo Chave e da Naturcleta La Granja (uma empresa espanhola). Por um lado, a nossa empresa, enquanto fornecedora de soluções e ideias criativas, modernas e inteligentes para as cidades e estando integrada nas principais redes de Stakeholders Smart Cities em Portugal e na Europa. Por outro lado, a Naturcleta, uma empresa de jovens empreendedores que, muito mais do que fornecerem bicicletas elétricas, tem um modelo integrado e a funcionar de forma exemplar aliando uma tecnologia e uma ideia das cidades, à utilização também no mundo rural e na natureza.

Naturalmente que, envolvendo empresas privadas, existe sempre uma componente de negócio presente neste processo, contudo, mais do que lucrar com as ideias pretendeu-se com esta demonstração totalmente gratuita, abrir caminho e criar ideias de negócio precisamente para jovens empreendedores que desejem aliar-se ao projeto, criar empregos na região, desenvolver um tema que, muito brevemente, vai ser inevitável e omnipresente. A nossa missão, enquanto Agência Criativa e Inovadora, foi essa, dar a conhecer uma ferramenta para impulsionar novos negócios, novas oportunidades, novas soluções e ao mesmo tempo, colocar em perspectiva as políticas e ações que municípios e associações como a Corane e outras, estão a esforçar-se para executar e a tentar implementar, apesar das dificuldades, conhecidas de todos, que os territórios do interior atravessam.

Reportagem Localvisão:

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>