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08 Maio

2014

LUKAR e a “Arte Urbana”

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How to boost urban arts like Street Art and Body Art trends with Augmented Reality

CONCEITO: Trata-se de uma aplicação para iOS e Android, tablets e smartphones, que permite uma interação entre mundo real e o mundo virtual, denominada como Realidade Aumentada (RA), esta aplicação está a revolucionar a utilização das novas tecnologias. Uma das maiores críticas do “boom” tecnológico foi sempre o fator de que os utilizadores perdiam o contacto com o mundo real centrando-se demasiado nas funcionalidades destes dispositivos e nas consequentes inovações.

lukar colunaEsta aplicação veio então colmatar esta lacuna entre as duas realidades (virtual e real) e também acrescentar valor a produtos e/ou serviços existentes nos dois meios.

Trata-se de uma aplicação para iOS e Android, tablets e smartphones, que permite uma interação entre mundo real e o mundo virtual, denominada como Realidade Aumentada (RA), esta aplicação está a revolucionar a utilização das novas tecnologias. Uma das maiores críticas do “boom” tecnológico foi sempre o fator de que os utilizadores perdiam o contacto com o mundo real centrando-se demasiado nas funcionalidades destes dispositivos e nas consequentes inovações.

Esta aplicação veio então colmatar esta lacuna entre as duas realidades (virtual e real) e também acrescentar valor a produtos e/ou serviços existentes nos dois meios.

 

Como funciona

Bastam três elementos para que a RA seja possível: em primeiro lugar os dispositivos móveis acima referidos, dotados obviamente, de câmara de filmar/fotografar; em segundo plano o respetivo software, que permite encaminhar a informação recolhida com os conteúdos específicos; por último e não menos importante o marcador, este elemento é o responsável pela ignição da interatividade entre a informação estática no mundo real, com a informação dinâmica no mundo virtual, este marcador poderá ser uma imagem, uma fotografia ou qualquer outro objeto que esteja previamente identificado e programado para o efeito.

543399_108595052632323_1157489054_nA arquitetura que está por trás desta aplicação é assegurada pelo grupo HP, que criou e desenvolveu este tipo de inovação em RA, uma empresa líder de mercado que desde o seu lançamento em 2011 conta já com 40 000 clientes/parcerias em 100 países por todo mundo, entre as suas parcerias podem referenciar-se grandes marcas mundiais e de diferentes ramos como, Mercedes-Benz, Telefonica, GAP, Kellogg ‘s, Nabisco, entre outros.

 

Atividades desenvolvidas

1003764_212296765595484_592961712_nDesde que foi criada, a aplicação LUKAR, conta já com bastantes atividades desenvolvidas, tanto no ambiente regional como nacional, como exemplo podem ser referidas algumas parcerias de comunicação. O Mensageiro de Bragança, tornando-se assim no primeiro e único jornal impresso nacional a fornecer aos seus leitores informação extra através de uma aplicação de RA, promoção da Rádio Comercial nos festivais Optimus Alive e Meo Sudoeste e elementos de merchandising e propaganda da marca Licor Beirão.

 

Ação de promoção: “ARtONstreet”

 

OBJECTIVO: A arte contemporânea representa uma grande fasquia no universo da arte urbana, as grandes cidades europeias e americanas estão cada vez mais a apostar na arte contemporânea para se auto promoverem como destinos turísticos diferenciadores para um público-alvo mais cosmopolita e jovem que privilegia este tipo de destinos como polos de cultura e entretinimento de referência mundial.

Descarregue a app LUKAR e aponte para esta imagem

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É neste contexto que se enquadra o graffiti. Ao longo da história recente nem sempre compreendido e aceite. Muitas vezes associado a movimentos extremistas ou a meros atos de vandalismo, começa já a ser encarada e respeitada como forma de arte e expressão artística, eventos como “Art in the Streets” no Museum of Contemporary Art de Los Angeles (MOCA), atribuem importância e relevo a esta forma de arte.

Esta ação de promoção prevê então, atribuir um valor acrescentado à imagem transmitida pelas nas nossas cidades, mostrando assim o lado mais criativo e moderno dos artistas locais, bem como a envolvência e diversidade cultural que se respira no ambiente urbano.

Toda esta envolvente será combinada com o recurso às técnicas de RA que estão inteiramente relacionadas com o estilo de vida urbano.

A iniciativa terá as três vertentes criativas em sintonia (arte gráfica, arte visual e tecnologia).

Queremos fazer desta combinação uma nova tendência, um melhoramento ao que alguns artistas internacionais bem conhecidos de todos já fazem, por exemplo, nas redes sociais e que se diferenciam com sucesso. E o caso de Banksy, (pseudónimo de um artista britânico) que proporciona dinamismo e movimento aos seus murais estáticos nas ruas de Londres, transpondo-os em forma de pequenos vídeos animados para as redes sociais, em especial o Facebook. Ou seja, o desenho ganha vida na internet e é nossa ideia que ganhe vida no próprio local onde foi criado: a parede. Esta integração de RA permitirá uma interação rica e divertida do público com o objecto criativo em questão. Temos um exemplo demonstrativo aqui:

Mensagem criativa

Pretendem-se desenvolver ações de promoção através de encontros entre artistas, que valorizem pontos da cidade que estejam mais fustigados pelo betão tornando-os mais aprazíveis e capazes de despertar interesse devido ao seu conteúdo interativo. Ou seja, estamos perante vários benefícios com estas atividades, a melhoria do aspeto de parques, vias pedonais, bairros periféricos, entre outros, que se podem transformar em pontos de visita outro aspeto que deverá ser considerado como beneficio, é a valorização deste tipo de arte fazendo com que as pessoas que executam estes trabalhos bem como os seus seguidores se sintam mais incorporados na sociedade em que estão inseridos.

 

Ação de promoção: “Body ARt”

 

OBJECTIVO: A cultura do tattoo, começou há mais de 3500 anos, nessa altura como forma de expressão de personalidade e de virilidade entre os povos indígenas, essa cultura foi desaparecendo ao longo dos séculos até que reapareceu no séc. XX mas desta vez com uma conotação mais negativa que 30-07-11_1818caracterizava os “arruaceiros e os desocupados” popularizada pelos marinheiros que passavam muito tempo em terra sem terem o que fazer, passavam os dias nas tabernas. No entanto, essa conotação mudou completamente, hoje em dia com o evoluir das técnicas e das ferramentas utilizadas, podem ver-se verdadeiras obras de arte tatuadas nos corpos de qualquer tipo de pessoa independentemente da sua religião ou classe social. Um exemplo de aceitação são os jogadores de futebol que são verdadeiros ídolos para uma esmagadora maioria da população. A importância da arte corporal está bem vincada na cultura urbana, grandes cidades mundiais como Londres, Seattle, Sevilha, entre outros, promovem anualmente concursos de interesse mundial.

Deste modo, pretende-se promover um evento diferenciador através da arte corporal, com recurso à RA é lançado o desafio aos artistas tatuadores com o objetivo que estes atribuam dinamismo às suas obras de arte, valorizando assim o seu trabalho e despertando interesse nas pessoas através de um evento completamente inovador. Utilizando uma tatuagem como marcador para a aplicação de RA poderá ser transmitida à audiência a mesma obra de arte mas com animação e não estática como estamos habituados a ver, o conteúdo extra podem ser também vídeos que relatam partes do processo criativo e/ou produtivo que levaram o artista ao produto final.

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