BLOG

21 Abril

2016

A necessidade das Aplicações Mobile no Turismo

By conteudo Noticias No Comments

appstoreoptimization

Não é uma questão de moda, é uma necessidade básica de visitação de uma cidade ou região. Lá vai o tempo dos complicados mapas em papel, de imensas brochuras com informação sobre museus, teatros, parque naturais, áreas de diversão e tantos outros assuntos. O Turista, não viajando com roteiro previamente organizado, perdia-se em imensos papéis e acabava por desperdiçar o seu tempo em consultas complicadas que feriam de morte a aventura, a descoberta e, até, o usufruto pleno do local visitado.

Tudo mudou para melhor graças a ferramentas como as Aplicações Mobile. Repito, não é uma moda, é uma necessidade. Na palma da mão, no nosso smartphone, no exacto momento da nossa necessidade ou vontade, sem constrangimentos de horários ou de linguagem, usamos as nossas aplicações e abre-se um enorme mundo de descoberta, permitindo-nos fazer uma melhor gestão do tempo, um melhor aproveitamento do lugar, permitindo-nos seleccionar o que mais nos interessa, ao nosso próprio ritmo.

E se a Aplicação possuir a funcionalidade de Realidade Aumentada ainda melhor. Se estamos numa encruzilhada basta apontar o nosso telemóvel nas várias direcções para nos indicar o que há para ver, a que distância, quanto tempo demora o percurso, o interesse de cada sítio.

Mas não basta ter uma excelente aplicação, com toda a tecnologia disponível, é necessário que quem constrói essa ferramenta saiba seleccionar a informação que verdadeiramente interessa. A imagem e a descrição (curta e objectiva) são fundamentais mas é preciso, igualmente, pensar em facultar ao visitante os horários de funcionamento, os preços, estimulá-lo e despertar-lhe o interesse com curiosidades, aguçar-lhe a vontade de ver, de sentir, de viver uma experiencia interessante. É neste ponto que muitas Aplicações falham, possuem tecnologia mas não facultam ao utilizador a informação útil necessária para que este possa fazer escolhas informadas, acertadas, que vão ao encontro dos seus interesses. O que é que isso interessa? Interessa muito! É na qualidade da informação fornecida que se ganha o turista, que se consegue entrar no campo das partilhas positivas nas redes sociais, que se constrói uma imagem de eficiência, modernidade, atractividade.

As aplicações, actualmente, multiplicam-se e repetem conteúdos desgarrados. As cidades têm de pensar na organização dos seus conteúdos de forma a que uma única aplicação responda a todas as necessidades, ninguém pode esperar que o Turista tenha de descarregar várias aplicações para saber o que visitar, que actividades realizar, onde comer, onde dormir, etc.

E então os locais? As aplicações também têm de pensar neles, em lhes proporcionar informação permanente e actualizada sobre os diversos equipamentos culturais. A falta de tempo não permite, muitas vezes, que o cidadão vá à procura de programas culturais mas se for a cidade a enviar-lhe essa informação pode conseguir conquistar o seu interesse. E com isso se estimula a participação cidadã, seja em eventos culturais, seja em iniciativas desportivas, seja até na discussão e procura de soluções para o espaço urbano. É o bom uso das notificações que pode fazer a diferença.

A empresa Conteúdo Chave tem-se debruçado sobre estas questões. Não sendo detentora da tecnologia, usa toda a tecnologia existente de forma pragmática, buscando sempre a utilidade de cada funcionalidade disponibilizada nas Aplicações e cuida, em pormenor, os conteúdos publicados. As melhores imagens, a descrição certa, os contactos, as orientações, as dicas, as temáticas que podem interessar ao usuário e a interacção que é necessário manter, em permanência.

Ser inteligente é saber usar de forma eficiente todos os recursos disponíveis, é saber conquistar o utilizador, pela clareza e simplicidade, pela facilidade com que cada ferramenta pode ser usada. A Conteúdo Chave trabalha diariamente para garantir este estatuto “Smart” e consegue-o pela forma como alia a tecnologia à comunicação. A melhor e mais interessante tecnologia, se não for acessível, amigável e útil, se não for bem comunicada, objectivamente não serve para nada. É perfeitamente inútil.

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>