BLOG

21 Abril

2016

O poder da Comunicação na afirmação das Cidades

By conteudo Noticias No Comments

ide-background-tokyo

“O que não aparece não existe”, esta máxima sintetiza, ainda que de forma grosseira, o poder e a necessidade da comunicação, essencialmente nas cidades, os grandes polos de concentração urbana e de desenvolvimento das economias locais.

Por mais que uma cidade efectivamente faça, se não comunicar bem, os resultados nunca serão os desejáveis, nunca será alcançada a eficácia plena das medidas implementadas, dos projectos desenvolvidos.

A Conteúdo Chave, tendo como base a comunicação, tem insistido nesta realidade. As cidades precisam de comunicar. Com quem? Em primeiro lugar com os cidadãos. Quem vive nas cidades tem de verdadeiramente viver as cidades. Conhecer as medidas que são implementadas, os serviços, os equipamentos, as ferramentas tecnológicas que lhes são disponibilizadas. Se esta comunicação não existir, se esta partilha de informação não for acessível a todos, tudo falha. A governação de uma cidade tem de ser pensada em função de quem nela vive e quem nela vive tem de ter usufruto pleno de tudo o que a cidade dispõe.

Depois é necessário também comunicar com quem visita as cidades. Quem está de passagem tem de ter acesso fácil e rápido à informação. Tem de saber onde pode ir, o que pode fazer, o que pode ver, o que pode sentir, onde pode comer, dormir, onde se pode divertir. Quem visita as cidades tem de ter, na palma da mão, um mapa de usufruto da cidade, com recurso às novas tecnologias, pois claro, e para isso é necessário que a cidade garanta boa qualidade de informação e facilidade no acesso a essas ferramentas.

transferirAs cidades precisam também de comunicar para promover os seus valores culturais, os seus artistas, a criatividade e a inovação, precisam mostrar o que de melhor as define e esta imagem positiva é a forma mais eficaz de atrair novos criativos, novas ideias e novos projectos, em suma, novos investimentos que é o que todas as cidades procuram para assegurar o contínuo florescimento económico, a empregabilidade, o desenvolvimento.

Como? Tão simples como saber comunicar bem.

E o que é comunicar bem? É comunicar com simplicidade de forma a que todos possam compreender a mensagem, é comunicar com assertividade transmitindo confiança no que se partilha, é comunicar com honestidade, criando empatia em que recebe a mensagem.

O segredo da Comunicação não existe, existe a competência no saber fazer, no conhecimento que se tem da cidade e dos cidadãos, do turista e do investidor. Existe a capacidade de descomplicar de democratizar a informação e de conseguir que a comunidade e o visitante se envolvam, vivam e sintam, com prazer a cidade.

Numa altura em que tanto se fala do conceito de Smart Cities, seria inteligente começar a pensar na comunicação como chave do sucesso de qualquer ideia e projecto, como a chave da felicidade das cidades e dos cidadãos. Uma cidade que comunica de uma forma inteligente é uma cidade de sucesso.

LEAVE A COMMENT

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>